FAZ com as tuas mãos

 

A revolução no fabrico de objectos está a acontecer,
o design de produto está ao serviço do utilizador-fazedor:
FAZ com as suas mãos!

FAZ com as tuas mãos (DO IT with your hands) is a participatory process to produce furniture pieces. I have designed easy to make furnishes, with available materials and basic tools and teach people how to do them.

Maybe furniture doesn't have to be made by industry, woodworking doesn’t have to be joinery, nor about wood composites with “perfect” finishes. Maybe if we just go a step back and take a modest and simpler approach, we can make something new: democratize access to furniture made by users.

FAZ challenge is to produce locally, with whatever is available nearby, prefer renewable, biodegradable, low carbon footprint and/or from circular materials, use basic and generalized use tools, empower people to do it themselves and share designs. In this sense, I designed a chair, a stool, a bench, a table, children's chair and table, and playground objects that balance functionality and aesthetics with self-building values. Each piece is made of: 2 or 3 different references of local pine wood; used palettes and any raw or reclaimed planks; standard worldwide retailer cutted wood; or just free growing twigs of invasive species.

Workshop classes happen regularly, some are for adults, other for children, same for both and others for communities.
Come on and join the movement!

FAZ uma cadeira de braços

Cadeira de braços FAZ

O foco do desenho desta poltrona é a utilização de apenas duas referencias de madeira: ripa e tábua. O recurso a ferramentas básicas, pouco tempo de construção, sem comprometer ergonomia, funcionalidade ou estética são também os valores no seu design.

Desenho original da autoria da designer Mariana Costa e Silva.

Licença Creative Commons
Atribuição - Não Comercial - Sem Derivações 4.0
Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/

Participantes

Nesta oficina de carpintaria constroem uma cadeira de braços FAZ em madeira de pinho usando berbequim, aparafusadora, esquadro, martelo e serrote aprendendo as técnicas básicas de utilização e de segurança.

Anfitrião

Instalações mínimas: chão sólido, minimamente nivelado e boa iluminação (natural ou artificial). Até 5 participantes (ou equipas). Duração até 6 horas.

Próximas oficinas

FAZ uma mesa

dav
smartcapture
dav
dav

Mesa FAZ

A estrutura desta mesa estabiliza as pernas sem recurso a encaixes ou ferragens, sendo assim indicada para ser construída por principiantes em carpintaria, com ferramentas básicas e num curto período de tempo. Existem dois modelos: mesa de refeição 62x62x72cm e mesa de apoio 45x45x45cm.

Desenho original da autoria da designer Mariana Costa e Silva.

Licença Creative Commons
Atribuição - Não Comercial - Sem Derivações 4.0 
Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/

dav

Participantes

Nesta oficina de carpintaria constroem uma mesa em madeira de pinho usando berbequim, aparafusadora, esquadro e martelo aprendendo as técnicas básicas de utilização e de segurança.

Anfitrião

Tem a duração de 6 horas (um dia) e exige ao anfitrião instalações mínimas: chão sólido, minimamente nivelado, rede eléctrica e boa iluminação (natural ou artificial).

Próximas oficinas

FAZ um banco de palete

Este banco foi concebido para ser construído no próprio local que se pretenda equipar. É feito com paletes e madeira recuperada ou comprada, sendo o desenho adaptado ás dimensões dos materiais disponíveis. Está concebido para ser muito fácil de construir, de forma rápida e com poucos recursos.

Desenho original da autoria da designer Mariana Costa e Silva.

Licença Creative Commons
Atribuição - Não Comercial - Sem Derivações 4.0 
Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/

Esta Oficina foi concebida para equipar espaços com bancos corridos construídos por principiantes em carpintaria apenas com ferramentas básicas: martelo, serrote, fita-métrica e lápis. Pode ser feito num local sem rede eléctrica. É uma oficina indicada para estimular o espírito colaborativo e a valorização de materiais abandonados.

Tem a duração de 4 horas e exige instalações mínimas: chão sólido e boa iluminação.

até 10 participantes.

FAZ com as tuas mãos - pais e filhos

dav
Pais e filhos, tios e sobrinhos, netos e avós, afilhado e padrinho vamos fazer mobiliário juntos!
A carpintaria pode ser simples e divertida como um jogo. Estas oficinas foram criadas a pensar num “duo” especial: um adulto e uma criança com um laço afectivo. A liberdade imaginária da criança é completada pela percepção do adulto e juntos constroem um objecto que representa a gratificação de fazer algo com as nossas próprias mãos.

FAZ uma cadeira infantil

Cadeira infantil

Esta cadeira foi especialmente concebida para ser muito fácil de construir. É formada por uma soma de componentes em madeira de pinho pré-cortados evitando assim o uso de serrote - uma ferramenta desafiante para as crianças mais pequenas. Esta solução dá uma imagem à cadeira caracteristica do estilo Enzo Mari em #Autoprogettazione.
Cada cadeira é personalizada de acordo com a estatura da criança.

Participantes

Crianças a partir dos 4 anos acompanhadas por um adulto com uma relação afectiva são orientadas na leitura do desenho, uso de fita-métrica, construção dos módulos com cola e pregos e a sua união final com parafusos. Depois é só dar azo à criatividade e colori-la!

Próximas oficinas

FAZ uma escrivaninha infantil

Esta escrivaninha foi especialmente concebida pela designer Mariana Costa e Silva para ser muito fácil de construir. A característica especial desta escrivaninha é poder ser usada em duas alturas: 50 ou 65cm, apenas removendo o tampo, rodando a estrutura e voltar a fixar o tampo, sendo assim indicada para crianças dos 4 aos 10 anos. É construída em madeira de pinho com cola e pregos, depois é só dar azo à criatividade e colori-la.
Formação adequada a principiantes.

Próximas oficinas

FAZ um banco rápido

Quão rápido pode ser a construção de um banco? Esta é a peça que responde ao desafio!
Uso de material standard, pouca ferramenta e rapidez na construção definem o desenho deste banco.

Participantes

Para quem tem dúvidas se a carpintaria pode ser fácil e divertida, este é o workshop ideal para fazer crescer o "bichinho". Ideal para "duos" adulto-criança.

Anfitriões

Adequado a eventos abertos ao público e com participação livre (feiras, cowork). Instalações mínimas: mesa/bancada e corrente eléctrica.

Próximas oficinas

FAZ a escola feliz

Esta oficina foi criada para construir objectos para o recreio de crianças do 1º ciclo. São estes: casinha, mesa, labirinto para bolas e caixa de areia. Envolvendo toda a comunidade e com recursos muito baixos como paletes.

FAZ um banco com paus

Este banco foi concebido para ser construído com muito baixos recursos materiais e técnicos. Os paus são de acácia, uma árvore invasiva e de rápido crescimento em Portugal, disponíveis na "beira da estrada"; trapos de tecido de algodão e cola de madeia (PVA). A estrutura é reduzida ao número mínimo de elementos necessários para estabilizar a forma. As tiras rasgadas de tecido são enroladas, sem nós, pinceladas com cola em cada junção.

Este banco foi concebido para ser construído com ferramentas simples e seguras para as crianças: tesoura e pincel. Tem como objectivo despertar as crianças para o facto de objectos comuns como paus cortados directamente de uma árvore e restos de tecido poderem se transformar em objectos estruturais para uso no dia-a-dia.

Esta oficina foi concebida para crianças dos 6 aos 10 anos em grandes grupos monitorizados
por 1 adulto para cada 5 crianças.

Agenda de eventos

Para mais informações ou inscrições: marianacostaesilva@gmail.com

FAZ o que quiseres com o que tens

sdr

Paletes, "pontas" de soalho, grades de fruta, podas de árvore, canas, garrafões, tudo serve!

Lance o desafio, a minha imaginação e as ferramentas do design darão forma a algo novo, juntos podemos divertirmos e aprender a construir!

Contacte-me: marianacostaesilva@gmail.com