FAZ com as tuas mãos

A revolução no fabrico de objectos está a acontecer,
o design de produto está ao serviço do utilizador-fazedor:
FAZ com as suas mãos!

“O Design de Produto é um conjunto de princípios para a conceção de objetos para serem produzidos com tecnologias e materiais específicos que se adequem a um consumidor alvo pela sua função e estética.”

E se no lugar de uma produção industrial tivéssemos uma produção artesanal?

E se em vez de técnicas avançadas de carpintaria usássemos apenas serrote, martelo e pregos?

E se utilizássemos materiais fáceis de encontrar, económicos, com dimensões standard, vendidos na quantidade exacta das necessidades, de origem local, por outras palavras, ecológico!?

E se o resultado final for um objeto útil no dia-a-dia, com carácter e da autoria da designer Mariana Costa e Silva?

E se fosse feito pelas nossas próprias mãos, de forma simples, rápida e acessível a principiantes na carpintaria, com ou sem experiência?

E se pudéssemos reproduzir a peça, desde que não seja para fins comerciais, as vezes que quiséssemos?

Isso seria um workshop focado na democratização da carpintaria, pensado para transmitir o prazer de construir algo com as nossas próprias mãos sem complicações, apenas diversão!

Oficina FAZ com as tuas mãos uma cadeira de braços

Cadeira de braços FAZ

Esta peça foi concebida para ser construída por principiantes na carpintaria apenas com ferramentas básicas: martelo, serrote, fita-métrica e lápis.

Desenho original da autoria da designer Mariana Costa e Silva.

Licença Creative Commons
Atribuição - Não Comercial - Sem Derivações 4.0 
Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/

Nesta Oficina de carpintaria os formandos constroem a cadeira de braços FAZ em madeira de pinho, usando berbequim, aparafusadora, esquadro, martelo e serrote aprendendo as suas técnicas básicas de utilização e de segurança.

Tem a duração de 6 horas (um dia) e exige ao anfitrião instalações mínimas: chão sólido, minimamente nivelado e boa iluminação (natural ou artificial).

Próximas oficinas:

Leiria

21 de Setembro de 2019 (Sábado)
10h-13h e 14h30 -17h30
inscrições até dia 13 de Setembro

 

Oficina FAZ com as tuas mãos um banco com uma palete

Esta peça foi concebida para ser construída por principiantes na carpintaria apenas com ferramentas básicas: martelo, serrote, fita-métrica e lápis.

Desenho original da autoria da designer Mariana Costa e Silva.

Licença Creative Commons
Atribuição - Não Comercial - Sem Derivações 4.0 
Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/

 

Esta Oficina foi concebida para equipar espaços com bancos corridos.

Os formandos constroem o Banco FAZ com madeira recuperada ou comprada, sendo o desenho adaptado ás dimensões dos materiais disponíveis.

Tem a duração de 4 horas e exige instalações mínimas: chão sólido e boa iluminação.

3 a 6 participantes.

Oficina FAZ com as tuas mãos - pais e filhos

Pais e filhos, tios e sobrinhos, netos e avós, afilhado e padrinho vamos fazer mobiliário juntos!

A carpintaria pode ser simples e divertida como um jogo. Esta Oficina foi criada a pensar num “duo” especial: um adulto e uma criança com um laço afectivo. A liberdade imaginária da criança é completada pela percepção do adulto e juntos constroem um objecto que representa a gratificação de fazer algo com as nossas próprias mãos.

Oficina FAZ uma cadeira infantil

Esta cadeira foi especialmente concebida pela designer Mariana Costa e Silva para ser muito fácil de construir. Cada cadeira será personalizada de acordo com a estatura da criança. É feita em madeira de pinho com cola e pregos, sem serrote, depois é só dar azo à criatividade e colori-la.
Formação adequada a principiantes.

Próximas oficinas:

Leiria

5 de Outobro de 2019 (Sábado)

10h-13h e 14h30-17h30 (6 horas)
2 a 4 vagas

Oficina FAZ uma escrivaninha infantil

Esta escrivaninha foi especialmente concebida pela designer Mariana Costa e Silva para ser muito fácil de construir. A característica especial desta escrivaninha é poder ser usada em duas alturas: 50 ou 65cm, apenas removendo o tampo, rodando a estrutura e voltar a fixar o tampo, sendo assim indicada para crianças dos 4 aos 10 anos. É construída em madeira de pinho com cola e pregos, depois é só dar azo à criatividade e colori-la.
Formação adequada a principiantes.

Próximas oficinas:

Leiria

2 de Novembro de 2019 (Sábado)

10h-13h e 14h30-17h30 (6 horas)
2 a 4 vagas

FAZ um charriot / cabide

Estes charriots em madeira de pinho foram construídos por encomenda para uma cliente que pretendia um suporte para fazer macramé.

Tem a altura regulável, são montáveis numa disposição em octogono: 4 charriots + 4 ligações, possibilitando a utilização simultânea de até 8 formandos e são facilmente desmontáveis para transporte numa viatura ligeira.

FAZ um banco com paus

Esta oficina foi concebida para crianças dos 6 aos 10 anos em grandes grupos. Cada criança constrói um banco a partir de paus de madeira pré cortados à dimensão unindo com tiras de tecido e cola.

Este banco foi concebido para ser construído com ferramentas simples e seguras para as crianças: tesoura e pincel. Tem como objectivo despertar as crianças para o facto de objectos comuns como paus cortados directamente de uma árvore e restos de tecidos com cola de madeira poderem se transformar em objectos estruturais para uso no dia a dia.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone